A Comissão Eleitoral do SINDSEMP-AM informa que estarão aptos a participar das eleições do Sindicato, que serão realizadas nesta quarta, 24 de junho de 2026, os servidores efetivos filiados que tenham ingressado no quadro associativo até 30 de abril de 2026, estejam adimplentes com suas obrigações associativas e em pleno gozo de seus direitos estatutários, conforme estabelecem o Estatuto Social do SINDSEMP-AM e o Regimento Eleitoral das Eleições para o Biênio 2026-2028.
Também poderão exercer o direito de voto os servidores efetivos filiados que estejam licenciados, cedidos a outros órgãos ou em disponibilidade, desde que atendam aos requisitos estatutários e regimentais previstos para a participação no processo eleitoral.
A Comissão esclarece que o direito ao voto não se estende aos Associados Especiais, categoria composta por ocupantes de cargos em comissão e por servidores cedidos ao Ministério Público do Estado do Amazonas que não integrem o quadro efetivo da instituição.
Votação eletrônica
A votação será realizada exclusivamente por meio eletrônico, através do Sistema PANAGORA, no dia 24 de junho de 2026, das 9h às 17h (horário de Manaus). O sistema poderá ser acessado por computador, tablet ou telefone celular, garantindo praticidade e segurança aos filiados aptos a votar.
O link de acesso à plataforma de votação foi encaminhado aos filiados pelos canais oficiais de comunicação do SINDSEMP-AM.
A Comissão Eleitoral reforça a importância da participação dos associados neste processo democrático, fundamental para fortalecer a representatividade da categoria, a transparência institucional e a legitimidade das decisões sindicais.