Pela primeira vez na história, uma mulher assume a presidência do SINDSEMP-AM
Pela primeira vez na história, uma mulher está à frente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas (SINDSEMP-AM). Wladia Maia foi eleita com a maior votação registrada até hoje (180 votos) e já tomou posse junto aos demais membros da diretoria. Marlon André Mendes Bernardo e Ivan Marcos de Araújo Lima assumem, respectivamente, os cargos de Vice-Presidente e Secretário-Geral.
Segundo Wladia, o sindicato tem ganhado relevância nos últimos anos, e ela pretende usar essa visibilidade para promover a valorização dos servidores do MPAM. “O SINDSEMP-AM manterá uma atuação dedicada em defesa dos servidores de todas as carreiras, inspirando-se em conquistas já alcançadas em outros Ministérios Públicos. Além disso, vamos combater a precarização do serviço público em todos os setores do Ministério Público do Amazonas, sempre priorizando a valorização dos servidores, a ampliação do quadro permanente e a oferta de um serviço público de qualidade”, declarou.
Sob o slogan “Um sindicato único”, Wladia planeja projetos que fortalecerão a atuação do SINDSEMP-AM no estado. “Vamos defender o direito à desconexão digital, flexibilização da jornada de trabalho, melhorias no teletrabalho, medidas de valorização para os servidores das Promotorias de Justiça do interior, ajustes no Plano de Cargos dos servidores efetivos e ações de responsabilidade social, como o projeto **SINDVIDA**, que incentiva a doação de sangue ao HEMOAM”, afirmou.
A próxima ação do SINDSEMP-AM será a “Eleição Simbólica para PGJ”, marcada para o dia 26 de agosto, com o objetivo de fortalecer a campanha pela Democratização do Ministério Público.
Trajetória de Wladia Maia
Wladia Rachel Maia da Silva, 45 anos, é Agente Técnico-Jurídico efetiva do MPAM, onde atua há 25 anos. Iniciou sua carreira na instituição como estagiária em 1999 e trabalhou por 20 anos como Assessora Jurídica do Procurador de Justiça, Dr. Nicolau Libório. Em 2008, foi aprovada em concurso público para o cargo de Agente Técnico-Jurídico, conciliando suas funções profissionais com as de professora, mãe e estudante. Tomou posse em 2010 e seguiu como assessora até dezembro de 2022.
Em janeiro de 2023, ingressou no SINDSEMP-AM como Secretária-Geral e agora assume a presidência para o triênio 2024-2027.